Celebramos hoje o Dia Mundial do Veganismo

Dia Mundial do Veganismo

O Dia Mundial do Veganismo assinala-se esta sexta-feira – dia 1 de novembro – e celebra-se ao longo de todo o mês. A data, instituída em 1994 pela The Vegan Society, no Reino Unido, é conhecida mundialmente como World Vegan Day.

O veganismo é um modo de vida que abraça uma dieta assente 100% em vegetais e que exclui todas as formas de exploração e crueldade com animais, nomeadamente as relacionadas com a obtenção de vestuário, calçado, cosméticos, acessórios ou outros produtos testados em animais ou como formas de entretenimento.

Na defesa da saúde associada ao consumo de produtos de origem vegetal, na proteção pela biodiversidade e pelos ecossistemas e na defesa do bem-estar e dos direitos dos animais, a Sweetchef Maria Urmal e Sofia Faria, criadora do projeto Bolosofia, lançam um desafio que não vai querer perder!

Sofia Faria
Dia Mundial Veganismo

Em Portugal, e segundo o estudo promovido pelo Centro Vegetariano, divulgado em 2017, o número de vegetarianos em Portugal quadruplicou na última década. São agora 120 mil os portugueses que seguem um regime alimentar vegetariano, metade dos quais seguem alimentação vegan.

O desenvolvimento de padrões alimentares saudáveis que tenham um baixo impacto ambiental e que contribuam para a segurança alimentar e para a saúde das futuras gerações, bem como para a inclusão social e cultural através da alimentação, tem vindo a revelar-se decisivo no trabalho de profissionais como a SweetChef Maria Urmal e a Sofia Faria.

Dia Mundial Veganismo

É neste espírito que desafiamos a integrar o Workshop de Alimentação Vegan um encontro de aprendizagem, partilha e muita criatividade e onde vai ficar a saber que:

– Os doces e bolos que fazem parte da nossa tradição e cultura alimentar podem ser elaborados sem produtos de origem animal

– Uma sobremesa vegan pode e deve ser deliciosa, pela sua textura, aroma e sabor

– Trata-se de produtos acessíveis, sem ingredientes complexos, com cabimento num orçamento familiar

Esteja atento/a, em breve publicaremos a data deste workshop, que se realiza na Tia Malaca, um espaço contemporâneo de lazer e cultura, inserido na zona histórica e arqueológica de S. Miguel de Odrinhas, em Sintra.