Calendário do Advento com cookies deliciosos

Calendário Advento

Afinal quem é que não conta os dias para o Natal? A tradição não é de agora – os calendários do advento são uma invenção bem antiga e ainda antes de se começarem a esconder chocolates em pequenas janelas, era na pedra que se riscavam os dias que faltavam até à consoada.

Acreditamos que não há nada melhor que voltar uns anos atrás e entrar no mundo da nostalgia com um calendário do advento.

O Calendário do Advento vem dos Luteranos alemães, que, ao menos até o começo do século XIX, faziam a contagem regressiva para o dia da Véspera de Natal, tem tomado uma imensidão de formas desde o seu primeiro exemplar datado de 1851.

Este ano, faça o seu próprio Calendário do Advento com cookies deliciosos e originais e formule um desejo de Natal a cada dia.

Frequentemente, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Algumas famílias tinham meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela (talvez a gênese das atuais coroas do Advento) ou pendurando um santinho na parede a cada dia.

As velas também podiam ser colocadas em uma estrutura, que era conhecida como “relógio do Advento”. Em dezembro de 1839 a primeira coroa do Advento pública foi pendurada na capela da Rauhes Haus (um orfanato) em Hamburgo, apesar de ter sido uma prática familiar em regiões de língua germânica da Europa desde o século XVII.

O primeiro calendário do Advento conhecido foi manufaturado em 1851.

De acordo com o Austrian Landesmuseum, o primeiro calendário do Advento impresso foi produzido em Hamburgo em 1902 ou 1903. Outras fontes afirmam que o pároco Gerhard Lang foi responsável pelo primeiro calendário impresso em 1908.

Gostou da Sugestão? Escolha o que quer aprender, ao seu ritmo e de acordo com a sua disponibilidade e nós ensinamos!